fbpx

Coronavírus: seu negócio sobreviverá à pandemia?

Artigo Coronavírus

 

Coronavírus: estamos vivendo uma era nunca experimentada antes.

Algumas epidemias já assolaram o mundo, mas em tempos onde as relações comerciais eram totalmente diferentes. A humanidade não desfrutava da tecnologia, internet e celular. Por isso, a relação entre consumidor e empresa era estritamente pessoal.

Estar online virou necessidade

Hoje, o Coronavírus trouxe o isolamento social e as pessoas “aprenderam” a consumir de uma forma diferente. Estar presente online virou questão de sobrevivência. E isso não terá mais volta.

Seu negócio precisa abandonar a “gambiarra digital”. Ou é digital ou não é. Plataformas digitais que funcionam, mesmo pequenas são as que sobreviverão.

“Vender pela internet” deixa de ser uma estratégia secundária. As lojas físicas serão redesenhadas como espaços de experimentação e as vendas migrarão pra o online mais rápido do que você imagina.

 

Mudanças no consumo e nos empregos

Com a reabertura do comércio pós Coronavírus, 95% das lojas Starbucks foram reabertas na China mas o movimento está 40% abaixo do previsto. As pessoas não consomem mais no local, compram e vão embora ou pedem.

Os maiores varejistas americanos já demitiram mais de 1 milhão de pessoas e devem reempregar somente 85% delas após o Coronavírus. O comércio tradicional vai encolher.

 

O EAD cresce exponencialmente

Já reparou que a educação online está se consolidando no meio da crise? O Ensino à Distância (EAD) ganhou força como única opção, obrigando instituições que não apostavam nesse modelo a investirem rapidamente em plataformas e alternativas para oferecerem seus conteúdos.

 

As premissas de produção e estoque estão mudando

O estoque just in time está dando espaço para o just in case. As empresas aprenderam com a crise que precisam ter estoques maiores de segurança, principalmente quem tem cadeias longas de fornecimento.

Os EUA desenvolveram uma cadeia de supply incrível com a China nas últimas décadas. Mas isso fez com que os americanos perdessem a capacidade de fabricar no pais. Agora tudo está mudando por questões de segurança. O globalismo será substituído pelo protecionismo.

 

O Home Office mudará a rotina de consumo

O Coronavírus fez a rotina de trabalho sofrer gigantescas mudanças e o home office será cada vez mais uma realidade nas relações de trabalho

Com menos pessoas saindo para trabalhar, dezenas de segmentos serão impactados com a mudança nos hábitos de consumo.

 

Agora é a hora de sair na frente 

O consumidor foi “forçado” a migrar para o comércio online. Quem não “perder essa onda” e conseguir proporcionar uma excelente experiência digital não perderá esse cliente para as lojas físicas ao fim da pandemia. Quem se mostrar despreparado, perderá seu espaço para sempre!

Não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa dizer “eu não tenho necessidade de investir no digital”. Quem pensar assim não tem futuro.

 

Pense nisso

Apesar de não ser fácil, não encare a crise como momento de cortar custos. Pense em como investir em novas novas tecnologias e alternativas. Haverá muita oportunidade para as empresas que agirem rápido.

Após o Coronavírus, vamos renascer num mundo novo, pois a vida com certeza será diferente. Ninguém sabe exatamente como, mas temos que estar abertos, preparados e começar a nos nos adaptar imediatamente ao que virá pela frente.

“O CoronaVírus é um enorme asteróide que atingiu nossa economia. Os dinossauros não sobreviverão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Precisa de ajuda?

×