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Persona: tem ideia do que é isso?

DETALHES DO ANEXO

❓Se eu perguntar quem é sua persona, você saberá a resposta?

Mas se eu perguntar quem é seu público, provavelmente você terá a resposta.

Com certeza você já ouviu essa palavrinha “persona” que deixa muito empreendedor perdido.😱

O pessoal de marketing adora inventar novos termos, não é? 🙏Mas vamos te explicar de forma fácil a diferença entre público e persona.

Público

É uma definição social, econômica e demográfica do cliente ou potencial comprador do seu produto ou serviço.

Porém, esses dados que você consegue capturar de forma mais fácil, como estado civil, nível de escolaridade, faixa de renda, gênero, idade, localização geográfica, etc.

Quer um exemplo?

mulheres, de 25 a 35 anos, casadas, com filhos pequenos, moradoras da região X e que compram produtos para bebês.

Essas informações são, com certeza, muito úteis para definir seu direcionamento, preço do seu produto, área de atuação e criar alguns públicos para seus anúncios,

😢Porém, com a grande concorrência nos meios digitais, trabalhar apenas com essas informações não vai diferenciar seu negócio, colocar você em destaque e atrair a atenção do seu potencial comprador..

Então, para se destacar, você precisa dar um passo além. Você precisa identificar características comportamentais e psicológicas do seu público e entender quais são os desejos e ansiedades que seu negócio pode atender. 👉Portanto, você precisa criar a sua persona.

Persona

É uma visão ampliada do seu público, indo além das informações básicas.

Criar sua persona é criar empatia, identificar, compreender e entender os anseios e os desejos do cliente ideal. 🤔O que faz ele comprar de você?

Para isso, você pode buscar algumas informações:

  • hábitos de compra;
  • estilo de vida;
  • redes sociais favoritas;
  • hobbies;
  • valores;
  • dúvidas relacionadas ao seu produto/serviço
Quer um exemplo?

mulheres, de 25 a 35 anos, casadas, com filhos pequenos, moradoras da região X, que compram produtos para bebês E usam mais o instagram, se interessam por produtos indicados por blogueiras, preferem marcas renomadas, nunca compram antes de tirar todas as dúvidas do produto, preferem ser atendidas pelo whatsapp.

Mas o que isso muda para o seu negócio?

Ao identificar a sua persona, você poderá mudar completamente a forma como cria seus conteúdos e melhorar suas postagens e o discurso que irá usar, criando um diálogo mais efetivo com seu cliente para atender às expectativas e necessidades dele. Isso vai gerar engajamento, interesse e compra!

📢Além disso, você poderá melhorar significativamente a efetividade dos seus anúncios, pois poderá incluir essas preferências ao criar seus públicos, selecionando grupos altamente segmentados e obtendo melhores resultados no Facebook e Instagram Ads. Menos 💵dinheiro e mais 📈resultado.

Resumindo, criar a sua persona é encontrar nichos específicos dentro do seu público. É melhorar a sua segmentação e otimizar ao máximo seu investimento. É atingir o público certo disposto a comprar o que você tem a oferecer.

Mas quantas personas tem o meu negócio?

Pode ser um. Pode ser vários. Isso depende do seu segmento de mercado. Aí fica a lição de casa:

A dica é: Dedique um tempo para analisar seus melhores clientes. Quem compra de você? O que eles têm em comum? Como eles se agrupam? Quais as preferências? Quais comportamentos se repetem?

Se você conseguir identificar isso, conseguirá criar as suas personas e direcionar suas ações pra quem realmente pode melhorar seus resultados!

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