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Facebook já era. Mito ou verdade?


Facebook já era

Ouvimos muitos empreendedores dizerem "o Facebook já era! Tá todo mundo no instagram."

Será que isso é mito ou verdade? Obviamente isso é um mito!


O Facebook e o Instagram são duas das redes sociais mais populares do mundo, ambos de propriedade, assim como o WhatsApp, da mesma empresa, a Meta.

Com milhões de usuários no Brasil, as duas redes sociais oferecem oportunidades incríveis para alcançar seu público-alvo e impulsionar o sucesso da sua marca.


Ainda não se convenceu? Dá uma olhada na última pesquisa deste ano (2023) da We Are Social sobre as mídias sociais mais utilizadas mo Brasil. A We Are Social é uma agência de marketing digital especializadas em mídias sociais com atuação no mundo inteiro que anualmente realiza um dos relatórios mais respeitados do marketing digital do planeta.

Midias Sociais mais utilizadas no Brasil
Midias Sociais mais utilizadas no Brasil - We Are Social 2023. Imagem datareportal.com

Apesar do quadro estar em inglês, o gráfico é auto explicativo. WhatApp, Instagram e Facebook são as 3 mídias sociais mais usadas no Brasil.

Então esse discurso de que o "facebook já era" é MITO!


A grande questão é que o Facebook e o Instagram têm suas diferenças:


Idade e Demografia:


  • Facebook: Originalmente, o Facebook era mais popular entre os jovens adultos e estudantes universitários, mas ao longo dos anos, sua base de usuários expandiu para incluir uma ampla faixa etária. A questão é que o Facebook chegou ao Brasil em 2007 (antes do Instagram) e substituiu o antigo Orkut (descontinuado em 2014). Estes usuários, que na época eram jovens, hoje estão na faixa etária acima dos 35 anos, tornando o Facebook uma mídia social essencialmente de pessoas mais velhas.


  • Instagram: O Instagram, que chegou ao Brasil em 2009 mas se popularizou a partir de 2015, já possui uma "safra" de usuários mais jovens em comparação com ao Facebook. É especialmente popular entre os adolescentes e jovens adultos na faixa dos 18 a 35 anos. A plataforma atrai pelo apelo visual e facilidade de uso, frequentemente explorada por influenciadores e criadores de conteúdo.


Conteúdo:

  • Facebook: O Facebook é uma plataforma de mídia social mais "complexa" e diversificada em termos de tipos de conteúdo. Os usuários podem compartilhar atualizações de status, links, fotos, vídeos, eventos e muito mais. O conteúdo pode variar desde notícias e informações pessoais até discussões políticas e grupos de interesse.


  • Instagram: O Instagram é mais "simples" de usar e altamente visual, se concentrando principalmente em fotos e vídeos curtos. Os usuários compartilham imagens e vídeos de suas vidas cotidianas, viagens, alimentos, moda, beleza e muito mais. É uma plataforma mais orientada para o estilo de vida e a estética visual, o que atrai o público mais jovem.


Interação e Engajamento:

  • Facebook: O Facebook é frequentemente usado para se conectar com amigos, familiares e colegas de trabalho, bem como para se envolver em grupos e páginas de interesse. As interações podem incluir curtidas, comentários, compartilhamentos e reações a posts.


  • Instagram: O Instagram é conhecido por seu alto nível de engajamento visual. As interações incluem curtidas, comentários e mensagens diretas, com um foco particular na estética das publicações.


Publicidade:

  • Ambas as plataformas oferecem oportunidades de publicidade direcionada, mas as ferramentas de publicidade variam entre as duas plataformas


Mas então, o Facebook já era ou não? E vale a pena usar o Facebook?


Embora essas diferenças existam, muitas pessoas usam ambas as plataformas.


Como vimos, o Facebook atinge essencialmente um público mais "velho" e pode ser para conteúdos que exijam compartilhamento de notícias, links, compartilhamentos.


Já o instagram possui um público essencialmente mais jovem voltado para questões como estilo de vida, viagens, alimentos, moda e beleza com counteúdos de apelo visual mais elaborados, como fotos e vídeos.


Muitas empresas e marcas escolhem anunciar em ambas as plataformas para alcançar públicos diversos com conteúdos distintos.


Por isso, a escolha entre o Facebook e o Instagram, ou os dois, depende do seu público-alvo e dos objetivos de marketing específicos da sua empresa.


Vale lembrar também, que ao usar as duas plataformas, suas opções de publicidade são expandidas. Confira nessa MULTI DICA


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